Segundo dados do Boletim Tracker, divulgados pelo Núcleo de Estudos da Economia do Crime da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), o Estado de São Paulo registrou 17.536 furtos e 4.437 roubos de automóveis, entre janeiro e abril deste ano.
Em média, o Estado registra 183 ocorrências por dia. Ainda assim, um número quase 10% menor do que o mesmo período do ano passado. “A redução é resultado de diversos fatores, como implementação de tecnologia avançada de vigilância e monitoramento; mudanças nos comportamentos sociais e econômicos da população, especialmente influenciada pela pandemia de COVID-19; e melhoria da estratégia da segurança pública”, analisa o coordenador do Núcleo, Erivaldo Costa Vieira.
O levantamento mostrou ainda que há uma tendência de furtos envolvendo veículos fabricados entre 2017 e 2019 e divulgou uma tabela das marcas e modelos com mais registros de ocorrência.
A lista é liderada pelo Corsa Wind, com mais 400 ocorrências nos quatro primeiros meses do ano. Na sequência estão o Mbi Like e o HB20, ambos com mais de 300 ocorrências cada em 2024.
Conheça os dez modelos mais roubados e furtados em 2024