Termina no domingo (14) a campanha de vacinação contra influenza, disponibilizada pelo Governo de São Paulo. Para quem quer se proteger contra a gripe, basta comparecer a uma das unidades básicas de saúde. A vacina pode ser aplicada em toda a população acima dos 6 meses de idade.
Segundo o Ministério da Saúde, em todo o Estado de São Paulo, foram aplicadas 9.212.768 doses, o que representa cerca de 44,31% da população alvo. O percentual é bastante parecido com a cobertura vacinal nacional, que também está em 44,57%.
A Secretaria de Estado da Saúde alerta para que, aqueles que se vacinaram no ano passado, devem reforçar a imunização, isso porque, após dez meses, a proteção começa a cair.
As doses aplicadas ajudam a proteger contra as cepas atuais do vírus da gripe. É importante ressaltar que os casos de problemas respiratórios como gripe, rinite e sinusite são intensificados nos períodos de inverno devido às baixas temperaturas e clima seco. Para crianças e idosos, as doenças podem ser ainda mais graves por conta do sistema imunológico mais frágil, levando a demais complicações, internações e até mesmo óbito.