Partidos políticos e pré-candidatos a prefeito de Salto começam no sábado (27) as convenções partidárias para a oficialização das candidaturas.
O primeiro nome que deve confirmar sua candidatura é o ex-prefeito Geraldo Garcia, pelo partido Progressistas. A convenção será às 10h e confirmará os nomes dos candidatos que representarão o partido como prefeito, vice e vereadores nas eleições de 6 de outubro. O partido deverá ter o apoio do PRD, PSB, PMB, AGIR, União Brasil, PSDB/Cidadania e MDB.
No mesmo dia, o atual prefeito Laerte Sonsin Jr. deverá ser confirmado pelo PL como candidato a reeleição. A convenção será às 15h, também definindo o nome do candidato a vice-prefeito. A coligação é composta pelo Democracia Cristã, Mobiliza, Podemos, PRTB e Solidariedade.
No dia 2 de agosto, os vereadores Antônio Cordeiro (PT) e Vinicius Saudino (PSD) terão seus nomes confirmados. A convenção partidária do PT acontece às 19h, na sede do Sindicado dos Metalúrgicos. A coligação “Salto – União e Esperança” conta com o apoio dos partidos PV, PcdoB, PSOL e PDT. Já a convenção partidária de Vinicius Saudino será nas dependências da Câmara de Vereadores, a partir das 18h. A coligação partidária conta com o apoio do partido Avante.
No dia 3 de agosto o partido Republicanos realiza sua convenção partidária que deve confirmar o nome de Cláudio Terasaka como candidato a prefeito. A convenção será às 20h, no Auditório da Acias de Salto.
Convenções partidárias são reuniões de filiados a um partido político para julgamento de assuntos de interesse do grupo ou para escolha de candidatos e formação de coligações. Elas devem ocorrer até o dia 5 de agosto. Após a definição das candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral. A partir de 16 de agosto, terá início a propaganda eleitoral.