Vestuário e perfumaria estão entre os presentes favoritos

Os itens de vestuário lideram as intenções de compra para o Dia dos Pais, segundo um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

Cerca de 47% dos consumidores devem presentear os pais com roupas, o que deve movimentar mais de R$ 3 bilhões na economia brasileira. Na sequência, os itens de perfumaria e cosméticos (35%), calçados (27%) e acessórios (21%), como meias, cinto, óculos, carteira e relógio, também estão como os presentes favoritos dos consumidores.

Mesmo com uma leve queda nos preços em relação a 2023, os produtos eletrônicos não estão entre as principais opções de compra, mas ainda assim, devem movimentar mais de R$ 1 bilhão na economia.

A predileção dos consumidores segue sendo as compras em lojas físicas. Cerca de 59% dos consumidores devem comprar os presentes em shoppings centers, lojas de departamento e shopping populares. Os quase 40% restantes devem optar por sites, aplicativos e mesmo as redes sociais para comprar.

Chama a atenção a grande parcela dos consumidores (57%) que disseram utilizar sites varejistas internacionais para a compra, enquanto apenas 38% devem consumir dos varejistas nacionais. Os principais motivos para comprar os presentes em sites de varejistas internacionais são o preço baixo, a maior variedade de produtos, a economia de gastos e qualidade dos produtos.

O levantamento mostrou que a grande maioria dos consumidores (75%) pretende pagar o presente à vista, principalmente no PIX (38%) e no cartão de débito (21%). Por outro lado, 34% têm intenção de pagar parcelado, com destaque para o cartão de crédito (31%).

:: MATÉRIA RELACIONADA ::

Comércio tem expectativa de alta nas vendas de Dia dos Pais