O projeto Núcleo Audiovisual está sendo realizado com alunos das escolas públicas de Salto para ensiná-los a produzir vídeos usando celulares para gravação e edição. O projeto segue até o dia 27 de setembro no Cemus V e também na Escola Profª Maria Constança de Miranda Campos.
O produtor responsável pela iniciativa, Jonas Zilberleib, contra a importância do projeto. “Para nós é muito importante aliar impacto social com projetos culturais, o projeto Núcleo Audiovisual gera conhecimento e oportunidades para jovens e adultos no meio do audiovisual e ajuda a fomentar a indústria criativa local”, destaca.
Objetivos
Os principais objetivos do Núcleo Audiovisual são introduzir os participantes na linguagem audiovisual, promover a inclusão digital a partir do ensino de produção de conteúdo para influenciadores digitais, melhorar o desempenho dos alunos em leitura, escrita e comunicação oral e ampliar as oportunidades dos jovens no mercado de trabalho.
O projeto oferece a formação gratuita para jovens a partir de 13 anos. Durante as aulas serão produzidos 60 vídeos de até cinco minutos, que serão disponibilizados gratuitamente no canal do projeto no YouTube.
Em Salto, o projeto está sendo realizado com o patrocínio da York e apoio das duas escolas participantes, assim como do Teatro Giuseppe Verdi.
Conteúdos
As aulas abordam os seguintes conteúdos: a escolha do tema do vídeo a ser produzido ao final do curso, que poderá ser sustentabilidade social e ambiental, representatividade feminina, desigualdade social e mídias; roteirização: argumento, escaleta e roteiro; decupagem e plano de filmagem; captura e edição de imagens; captura e edição de sons; montagem e finalização; retoques; digital influencer; Google e seus aplicativos; softwares gratuitos de edição de imagem e som; e desenvolvimento e gerenciamento de canais no YouTube.
Encerramento
No encerramento do projeto haverá uma formatura para todas as turmas e os vídeos produzidos durante o curso serão exibidos. O evento será gratuito e aberto ao público e acontecerá no Teatro Giuseppe Verdi, no dia 27 de setembro, às 18h.