Caco Ciocler e Ana Petta participaram de evento em Indaiatuba

Foto: Eliandro Figueira/Divulgação UniMAX

O elenco da série Unidade Básica, do Globoplay, esteve na noite de quarta-feira (18), em Indaiatuba, para um bate papo com alunos dos cursos de Medicina, Psicologia, Enfermagem e Fisioterapia do Centro Universitário Max Planck (UniMAX Indaiatuba).

Entre os atores presentes estavam Caco Ciocler e Ana Petta, também autora da série ao lado de sua irmã, a produtora executiva e professora do curso de Medicina da UniMAX, Helena Petta. Junto dos alunos eles acompanharam o primeiro episódio da terceira temporada da série, que conta com patrocínio do Grupo UniEduK.

A série aborda a realidade dos funcionários da saúde e seus desafios na rotina de uma Unidade Básica de Saúde na periferia de São Paulo. A terceira temporada retrata histórias reais da atenção básica que aconteceram no primeiro ano de pandemia no Brasil. Ao todo, serão oito episódios. O primeiro inicia-se com o caso de uma empregada doméstica que falece vítima da Covid-19. O último aborda a chegada da vacina ao Brasil.

Para Caco Ciocler, que interpreta o Dr. Paulo, um médico de família experiente, envolvido nos casos e histórias de seus pacientes no cotidiano de uma Unidade Básica de Saúde, a experiência ao dar vida a um médico foi um grande aprendizado. “Quando fui chamado para fazer a série eu tinha um conhecimento muito limitado sobre o sistema público de saúde brasileiro e sobre a imagem que fazemos da profissão médica”, ressaltou.

O ator destacou o foco da produção nas reais dificuldades que os médicos enfrentam no atendimento, que é a porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. “As séries médicas geralmente retratam um frenesi da profissão, mas Unidade Básica vai na contramão ao apresentar a realidade vivida por esses profissionais ao lidar diariamente com os problemas da população”, completa o ator.