Cada vez mais cedo os panetones estão sendo encontrados nos supermercados, se é que em algum momento eles foram retirados das prateleiras ou gôndolas. Restando três meses para o Natal, panetones e chocotones já começam a ganhar destaque em muitos supermercados.
Especialistas indicam que a estratégia dos supermercados é deixar os produtos expostos o maior tempo possível, aumentando a chance do consumo por impulso por parte dos clientes. Além disso, pode ser uma oportunidade para muitos consumidores que se preparam com antecedência para o Natal e podem aproveitar preços mais baixos do item
Para esse ano, a expectativa do mercado é de que haja um aumento de até 5% nas vendas de panetones e chocotones, em relação à 2023. O último ano, aliás, já havia registrado um aumento das vendas de panetones, com um número bastante impressionante. Mais de 40% dos panetones vendidos foram utilizados como forma de presentes.
A fabricação dos panetones começa em julho, quando as principais marcas produzem os produtos para exportação. Em agosto começa a produção nacional, que segue até dezembro. Entretanto, a produção artesanal acaba seguindo ao longo do ano.