As prefeituras de Indaiatuba e Itu confirmaram que o transporte público municipal irá operar de forma gratuita para os moradores que vão se deslocar para a votação do dia 6 de outubro.
Em Indaiatuba, a tarifa não será cobrada no período das 7h às 20h. Os coletivos vão circular com horário de sábado e com algumas linhas que não só operam nos dias úteis, exceto aquelas que atendem ao Distrito Industrial, onde não há zonas eleitorais.
Já a Prefeitura de Itu informou que o transporte público irá operar de forma gratuita na cidade. O objetivo é garantir que todos os eleitores tenham a oportunidade de exercer seu direito ao voto.
As medidas são autorizadas pela Justiça Eleitoral, que regulamentou a gratuidade do transporte público coletivo em todo o Brasil. Para as eleições de 2024, as autoridades responsáveis por órgãos e repartições públicas devem informar ao juízo eleitoral os veículos disponíveis para o transporte gratuito de eleitores. A informação deve incluir o número, a espécie, a lotação e os itinerários dos veículos, além dos horários e modalidades de transporte.
Até a publicação desta reportagem, as cidades de Salto, Cabreúva e Porto Feliz não haviam informado se concederão o benefício.