Confeitaria Ituana tem um dos melhores panetones do país

O panetone é um clássico das festas de fim de ano e símbolo do período natalino, embora atualmente seja consumido durante todo o ano. A receita originária da Europa tem quase 500 anos, e, ao longo desse tempo, várias versões foram surgindo ao redor do mundo, cada uma com seu toque especial.

Porém, o panetone tradicional sempre está no topo da preferência. Não à toa, ganhou uma Copa do Mundo só para ele, na qual é eleito o melhor panetone do mundo. A Coppa del Mondo del Panettone é realizada a cada dois anos, em Milão, na Itália, e celebra a história e o processo de fabricação do panetone, um produto que se tornou popular em todo o mundo.

Para chegar até lá, cada país realiza sua seletiva nacional. No Brasil, a seletiva para a Copa do Mundo do Panetone é organizada pela Levain Escola de Panificação, em São Paulo. E entre os melhores panetones do país, está o fabricado pela Confeitaria Guarnieri, de Itu.

Augusto Guarnieri, padeiro da confeitaria, explicou que a receita da Confeitaria Guarnieri foi selecionada entre as 15 finalistas, a partir de mais de 700 inscritos na seletiva nacional. Na final, o panetone foi eleito o quinto melhor do país.

“A receita é particular de cada participante, porém temos alguns critérios a seguir, que são os critérios do estatuto milanês do Panettone. Deve ser 100% de fermentação natural, com ao menos três dias de processo, aroma natural, laranjas cristalizadas, limão cristalizado, uvas-passas e cidra. O panetone deve ter 1kg e apresentar a scarpatura, que é o corte em cruz”, disse Augusto.

Entrevista

O Portal PRIMEIRAFEIRA realizou uma entrevista com Elton e Augusto Guarnieri, proprietários da confeitaria. Eles falaram sobre a receita do famoso panetone, da participação na seletiva da Copa do Mundo do Panetone e da história do empreendimento.