O Ateliê Kobra, localizado no Fama Museu, em Itu, é uma referência de turismo cultural no interior de São Paulo. O local foi inaugurado neste ano e busca democratizar o acesso à arte e à cultura por meio das criações do artista. Os visitantes podem explorar a história de Eduardo Kobra e entender as inspirações por trás de suas obras, que são reconhecidas internacionalmente.
“Aqui estão obras que viajam o mundo e quero compartilhar a minha energia com quem nos visita. Abri o espaço do Ateliê para retribuir o carinho e ampliar minha conexão com as pessoas que acompanham meu trabalho”, comenta Kobra.
O ateliê conta com diversas peças que conquistaram reconhecimento mundial, sendo o local onde a visão criativa de Eduardo Kobra se encontra com a técnica, a experimentação e a emoção. O espaço não é apenas um lugar de produção, mas um ponto de aproximação entre a arte, a cultura e os temas que o artista explora, criando uma experiência sensorial única.
No local foi criada a tela “Resiliência”, que retrata um punho com a Estátua do Laçador, símbolo de Porto Alegre e que foi leiloada para apoiar a reconstrução do Rio Grande do Sul, afetado pelas chuvas em maio deste ano. Outra obra marcante produzida no ateliê foi a prancha de surfe com a imagem de Gabriel Medina “flutuando” durante as Olimpíadas de Paris 2024.
O Ateliê Kobra funciona de sexta-feira a domingo, das 11h às 17h. Os ingressos custam R$ 15 e há gratuidade para crianças com menos de seis anos e acompanhantes de pessoas com deficiência. Há também descontos para estudantes, professores e outras categorias.
O local conta ainda com visitas guiadas, onde profissionais do espaço contam a história do artista e das obras expostas. As visitas guiadas acontecem de sexta-feira a domingo, às 9h e às 15h, e permitem de 10 a 15 visitantes por vez com os mesmos valores de ingressos das visitas convencionais. As visitas guiadas devem ser agendadas através do e-mail: atelie@eduardokobra.com.
O Fama Museu se localiza na Rua Padre Bartolomeu Tadei, 9, Centro, Itu.