Calendário de 2025 terá 8 feriados em dias úteis e 5 nos finais de semana

O ano de 2025 reserva para o cidadão saltense pelo menos oito feriados que cairão em dias considerados úteis. Além disso, há uma série de pontos facultativos, como o Carnaval e a Quarta-Feira de Cinzas, em que serviços e repartições públicas iniciam o expediente após as 13h.

O calendário oficial foi publicado no Diário Oficial do Município ainda em 2024, por meio de um decreto do ex-prefeito Laerte Sonsin Jr. (PL).

Desconsiderando o feriado do dia 1º de janeiro, que já passou, serão 13 feriados religiosos, municipais, estaduais ou nacionais. Também há os pontos facultativos e os chamados “feriados-pontes”.

Fevereiro será um mês completo, mas logo no início de março há o Carnaval, que neste ano será no dia 4. O dia anterior (3) será ponto facultativo para alguns, assim como o dia seguinte, 5 de março, Quarta-Feira de Cinzas. Já em abril, haverá dois feriados em sequência: dia 18, sexta-feira, é o dia da Paixão de Cristo, ou Sexta-Feira Santa. No domingo (20) é celebrada a Páscoa e, no dia 21, o Dia de Tiradentes.

Entre os feriados que não cairão em dias úteis, além da Páscoa, estão o Dia da Independência do Brasil (7 de setembro); o Dia de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro); Finados (2 de novembro); e a Proclamação da República (15 de novembro).

Para os saltenses, contudo, o feriado de 7 de setembro não será “desperdiçado”, já que, no dia seguinte, 8 de setembro, haverá o feriado municipal em comemoração a Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira da cidade.

O decreto ainda prevê que os órgãos públicos prestadores de serviços essenciais, como o SAAE, a Guarda Civil Municipal, a Saúde Pública e a Limpeza Pública, que desempenham funções de caráter emergencial ou de interesse público, não se enquadram na previsão de ponto facultativo e manterão a jornada normal de trabalho nos dias de ponto facultativo e “feriados-pontes”.

Confira o calendário de Salto para 2025.