Uma área bastante frequentada por banhistas, que deveria ser um referencial de tranquilidade e lazer, tornou-se perigosa. Trata-se da Cachoeira do Piraí, localizada na zona rural de Salto. Frequentadores relatam que, ao entrarem na mata, ladrões aproveitam o momento para arrombar os carros estacionados na estrada de terra e cometer furtos.
Na tarde de domingo (5), por exemplo, três carros tiveram os vidros quebrados e os pertences de seus proprietários furtados. Mesmo com o local cheio de pessoas, isso não inibiu as ações criminosas. Em depoimento para nossa reportagem, os banhistas relataram que foram levados tênis, celulares e até roupas.
Ao ir até seu veículo, o dono de um carro importado percebeu que o vidro do lado do motorista estava estilhaçado. O homem, que prefere ter a identidade preservada, explica que o prejuízo ultrapassa R$ 700. “As peças do meu veículo são difíceis de encontrar aqui na região. Vou ter que comprar pela internet e desembolsar um valor muito alto. Vim para me banhar e encontro o carro danificado. É muito revoltante”, desabafa.
Além do carro importado, dois Fiat Uno Vivace também tiveram os vidros quebrados. A condutora de um deles voltou para pegar o carro e percebeu que os objetos que havia deixado no interior foram levados. “É a primeira e última vez que vou à cachoeira. O local é muito bonito, contudo, não tem segurança. As pessoas não respeitam as coisas alheias. É uma judiação”, afirma a mulher, que também reparou na quantidade de sujeira deixada na área.
A onda de furtos naquela região existe há muito tempo, mas, por ser um local afastado da cidade, não há policiamento. Diante dos casos, os funcionários de uma fazenda próxima estão alugando um espaço para que os frequentadores deixem seus carros com segurança.
(Por Rick Caetano)