A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de SP, por meio do CULTSP PRO – Escolas de Profissionais da Cultura, está com mais de mil vagas em 50 cursos gratuitos de capacitação no Estado. Os cursos são oferecidos em várias regiões, inclusive a região de Sorocaba, da qual Salto faz parte. Também haverá um curso online.
A região de Sorocaba terá opções de cursos em Alambari, Itapetininga e Sorocaba. São 65 vagas ao todo, com um curso em cada cidade. Os cursos são: “Cidade Viva: Como Capturar e Preservar a História Local com o Celular”; “Técnicas de Gravação: Técnico de Som em Estúdio”; e “Gestão Cultural – Ampliando Percepções e Possibilidades”.
Há a opção de curso online (25 vagas) voltado para artesãos que já trabalham na área. “Artesanato: Plano de Negócios” apoia o estudante a traçar uma linha de ação clara e oferecendo práticas eficazes para entrar no mercado artístico, consolidar e alavancar sua carreira.
Para participar, os candidatos devem ter no mínimo 16 anos e ensino fundamental completo. As aulas são gratuitas, com 1.141 vagas presenciais e 25 para um curso online. Para mais informações e inscrições, os interessados devem acessar o site. As inscrições podem ser feitas até o dia 23 de março.
CULTSP-PRO
Criado em outubro de 2024, o CULTSP PRO – Escolas de Profissionais da Cultura, organizou mais de 80 cursos e realizou mais de 260 palestras. Os cursos do CULTSP PRO estão organizados em seis escolas temáticas, focadas em atender as necessidades das diversas áreas da cultura, economia e indústria criativas do estado. A Escola de Artes abrange performance artística e capacitação técnica em cenografia e produção musical. A Escola de Patrimônios e Equipamentos foca na gestão e preservação do patrimônio cultural, oferecendo cursos em curadoria e gestão de museus. A Escola do Audiovisual, Games e Tecnologias oferece capacitação em produção audiovisual e criação de games, enquanto a Escola de Conteúdo, Design e Artes Visuais foca na formação em design gráfico e fotografia. A Escola de Tradições e Expressões Criativas qualifica em gastronomia e moda sustentável, e a Escola de Inovação e Sustentabilidade enfoca empreendedorismo e projetos culturais inovadores. Já o Programa Qualificação em Artes: Dança e Teatro busca aprimorar grupos artísticos e valorizar as culturas regionais.