Um estudo realizado pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério do Meio Ambiente apontou que todas as 645 cidades de São Paulo apresentam níveis de poluição acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). E, as doze cidades de todo o país com o pior índice de qualidade do ar estão no Estado.
Os dados são do Painel Vigiar: Poluição Atmosférica e Saúde Humana, ferramenta lançada pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, criado com o objetivo de fornecer informações sobre a qualidade do ar.
Araçariguama, Barueri, Caieiras, Cajamar, Campo Limpo Paulista, Francisco Morato, Franco da Rocha, Itupeva, Jundiaí, Pirapora do Bom Jesus, Santana do Parnaíba e Várzea Paulista possuem uma concentração média anual de 39 microgramas por metro cúbico de material particulado fino, o MP2,5. O limite recomendável pela OMS é de 5 microgramas por metro cúbico.
O MP2,5 é a concentração de partículas poluidoras emitidas por veículos, indústrias, incêndios florestais e atividades humanas que são causadoras de uma série de efeitos à saúde humana, como doenças respiratórias, cardíacas e até câncer. Entre os grupos mais sensíveis estão crianças, idosos, gestantes e populações com pré-condições de saúde.
Um alerta recente da Organização Mundial da Saúde apontou que 99% da população respira esse tipo de material particulado fino. Confira a média de partículas em cada cidade acessando o Painel Vigiar: Poluição Atmosférica e Saúde Humana.