A cidade de Salto conta com uma série de atrativos que movimentam o turismo local. O mais expressivo deles é, até o momento, o Parque Rocha Moutonnée, inaugurado em setembro de 2023 e que recebeu mais de 170 mil visitantes nos sete primeiros meses.
Mas, o turista e a população local terão, em breve, uma série de novos atrativos, sem contar aqueles que serão reabertos. No Jardim Tropical será instalado o Espaço Anselmo Duarte, homenageando o cineasta saltense, além de um orquidário. Na Ilha dos Amores, além da vista da cachoeira, o turista terá disponível um deck metálico que se estende sobre o rio.
Ao lado do Memorial do Rio Tietê, será instalado o Espaço do Artesão, local que será utilizado pelos artesãos da cidade e oferecerá produtos artesanais e gastronômicos.
Na praça Archimedes Lammoglia, os principais artistas saltenses serão eternizados na Calçada da Fama e, logo ao lado, haverá o Espaço Italiano, em homenagem aos 150 anos da Imigração Italiana no Brasil (1874 a 2024). E em homenagem à comunidade japonesa, será inaugurado o Jardim Japonês e o Memorial em Homenagem a Imigração Japonesa no Brasil, dentro do parque da Ilha da Usina. A previsão de todas essas obras é para o mês de junho, quando é comemorado o aniversário da cidade.
Para o segundo semestre existe a previsão de inauguração do Planetário, espaço financiado pelo empresário Natale Dalla Vecchia e que será um importante equipamento educacional.
O único ponto turístico anunciado que ainda não tem data para sua entrega é o Museu da Água, que será erguido na região Noroeste da cidade. Segundo a Prefeitura, a obra do espaço ainda não foi iniciada, mas não informou os motivos que estão impedindo sua realização.