Ataque virtual deixa serviços do site da Prefeitura de Itu fora do ar

Diversos serviços oferecidos pela Prefeitura de Itu através de seu site oficial foram prejudicados após um ataque cibernético. Os problemas foram constatados no dia 12 de agosto e até a tarde do dia 20, parte do site, sobretudo os serviços destinados ao cidadão, disponíveis na plataforma Itu Digital, estava fora do ar.

O sistema foi atingido por ataque de ransomware realizado por um grupo que teria apontado para um suposto resgate dos dados, mediante ao pagamento por bitcoins, mas sem especificar um valor de resgate. A Prefeitura de Itu não informou o grupo autor dos ataques, mas disse que as informações foram comunicadas às autoridades policiais.

O prefeito Guilherme Gazzola (PP) se manifestou pelas redes sociais lamentando o ocorrido e indicando que seria um ataque com viés político. “O sistema da Prefeitura de Itu foi alvo de um ciberataque na noite do último domingo (12). Lamentavelmente estão usando de ações políticas neste momento em que se inicia o período eleitoral para prejudicar a vida de mais de 175 mil ituanos”.

Os serviços estão sendo reestabelecidos gradualmente, mas segundo a Prefeitura de Itu, ainda não há uma previsão para o retorno da normalidade. “Estamos contabilizando os danos e, até o momento, sabemos que todos os sistemas hospedados em servidores internos foram corrompidos pelo vírus ransomware. Apesar de todos os investimentos em segurança digital, o ataque foi realizado diretamente aos servidores de hiperconvergência. Pedimos a compreensão de todos, pois neste momento, os atendimentos serão realizados de forma manual.”