O inverno começa nesta semana e, embora o frio ainda não tenha dado as caras com toda sua força em 2024, as madrugadas têm sido bastante frias nas cidades da região. Por conta disso, prefeituras e organizações se movimentam para arrecadar roupas e cobertores para ajudar a população em situação de rua e famílias assistidas.
Em Salto, as doações de agasalhos, blusas de lã, jaquetas, calças, gorros, luvas, cobertores e edredons podem ser recebidas na Biblioteca Municipal, Centro Cultural, Atende Fácil, Creas e no Paço Municipal.
Além disso, o Rotary Salto realiza a sua própria campanha do agasalho, iniciada em abril. As doações podem ser feitas em condomínios, comércios e instituições da cidade. Os materiais arrecadados serão doados à população em situação de vulnerabilidade social da cidade.
E, quem puder contribuir com valores para a compra de cobertores, meias e tecido para gorros/ cachecóis poderá depositar na conta do Rotary Club de Salto, cujos dados podem ser conferidos no Facebook do Rotary.
Em Itu, o Fundo Social de Solidariedade (Funssol) realiza a arrecadações doas matérias. Além da sede do Funssol e do Paço Municipal, os postos de arrecadação estarão distribuídos entre escolas, estabelecimentos comerciais e empresa participantes. A lista completa dos pontos de arrecadação está no site. As doações devem ser realizadas até o final de junho.
Na cidade de Indaiatuba, o Funssol, em parceria com a EPTV, filiada da Rede Globo na região de Campinas, também realizada até o final de julho a arrecadação de agasalhos e cobertores. As doações podem ser realizadas até dia 31 de julho, das 8h às 17h, no Paço Municipal. Empresas e comércios locais também participam da campanha. Semanalmente o Funssol realiza a distribuição dos itens à população em vulnerabilidade social.