A Receita Federal apreendeu, na terça-feira (18), no aeroporto de Viracopos, em Campinas, diversas peças de armas que compõem pelo menos 30 fuzis. As partes dos armamentos estavam divididas em 14 cargas diferentes, provenientes dos Estados Unidos, e tinham como destino os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Algumas peças de armas estavam escondidas em prensas hidráulicas e outras mercadorias, com falsa declaração de conteúdo.
A Receita Federal não informou o destino do armamento.
Segundo a Receita Federal, as cargas são selecionadas para fiscalização com base em dados que indicam a necessidade de uma análise mais detalhada das mercadorias, visando combater a entrada de produtos ilícitos, identificar mercadorias perigosas ou proibidas e prevenir fraudes.
A importação de armas, partes e peças é proibida pelos serviços postais. No caso da importação de armas e seus componentes, cabe destacar que a operação deve ser controlada pelo Comando do Exército. Para casos específicos, a autorização do órgão deve ser obtida antes do embarque das mercadorias no exterior.