A chuva que atingiu Itu e Cabreúva na tarde de terça-feira (10) causou sérios transtornos e prejuízos financeiros, ainda não contabilizados.
Cerca de cinco carros estacionados na Rua Santana, no Centro, foram arrastados pela correnteza e acabaram submersos. Na Rua Professor Antônio de Almeida Prado, no Jardim Novo Itu, o condutor de um veículo precisou ser socorrido após ficar ilhado. Já na Rua Ana Schincariol Chierighini, no Jardim Santana, uma mulher foi carregada por um homem para não se afogar. A Avenida Dr. Otaviano Pereira Mendes, a Rua Santa Cruz e a Vila Santa Terezinha também ficaram intransitáveis.
Segundo nota divulgada pela Prefeitura, o volume de chuvas foi consideravelmente acima de qualquer média prevista, sobrecarregando as vias de escoamento. Foram registrados 120 mm de chuva em menos de duas horas, configurando uma tromba d’água que assolou a região.
Apesar disso, não houve registro de ventos fortes, o que minimizou os impactos do fenômeno natural. Ainda de acordo com a administração municipal, desde o início da chuva e de seus efeitos, a Defesa Civil de Itu atuou nas ruas para monitorar a situação e orientar os munícipes, com o objetivo de preservar vidas e evitar maiores complicações.
Em uma creche no Jardim das Rosas, as crianças precisaram ser liberadas mais cedo devido à invasão da água na instituição. De acordo com informações obtidas pela reportagem, ratos foram vistos boiando na enxurrada.
Já a Prefeitura de Cabreúva informou, em nota, sobre a interdição parcial da Estrada Parque. A administração municipal orientou os motoristas que utilizassem rotas alternativas.
(Por Rick Caetano)