Uma das datas mais importantes para o comércio, o Dia dos Pais deve movimentar R$ 7,7 bilhões na economia, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC), um aumento de pouco mais de 1% em relação à 2023.
Esse aumento está relacionado ao maior número de pessoas no mercado de trabalho, o melhor índice em uma década. Dessa forma, a expectativa é de que os consumidores se sintam mais seguros a comprar presentes ou terem gastos com lazer. Além disso, o preço dos presentes tende a subir. A expectativa é de que o valor médio dos gastos com presentes seja de R$ 230.
Uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), realizada em parceria com a Offerwise Pesquisas, apontou que 68% dos consumidores pretendem comprar presentes no Dia dos Pais este ano. Dentre eles, 32% pretendem gastar mais que em 2023, 35% o mesmo valor e 19% querem gastar menos.
Entre aqueles que pretendem gastar mais, 56% desejam comprar presentes melhores, 27% acreditam que os preços dos produtos estão mais altos e 23% tiveram melhoria na renda mensal. O levantamento mostra ainda que 70% dos consumidores acreditam que os produtos estão mais caros este ano.
Além dos Comércio, o setor de bares e restaurantes também espera faturar mais com a data, em relação ao ano passado. Mais da metade dos empresários do setor projetam um aumento de 20% em relação ao ano anterior, segundo dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Outros 7% estão prevendo crescimento no faturamento superior a 30%.