A cidade conta com uma série de atrativos para turistas e para a população local. Alguns desses equipamentos se tornaram referência no estado, como o Parque Rocha Moutonnée; enquanto outros recém-inaugurados vem atraindo uma série de turistas, como é o caso do Complexo da Cachoeira. Veja onde e como se divertir:
PARQUE ROCHA MOUTONNÉE – Se tornou a principal atração turística desde sua reinauguração em 2023. Com réplicas realistas de dinossauros e um passeio pela história, o local já recebeu mais de 260 mil turistas. A entrada gratuita. Para a visitação é necessário agendamento prévio pelo site da Prefeitura de Salto.
TREM REPUBLICANO – Oferecendo uma viagem entre o passado e o presente, é um passeio por caminhos históricos e belas paisagens. Os passeios ocorrem de sexta a domingo, com opções com café da manhã, almoço, jantar e passeios pela cidade. Confira outras informações e os valores dos ingressos no site.
MIRANTE DA PONTE ESTAIADA – A Ponte Estaiada oferece aos turistas uma vista diferente da cidade, com um mirante de 48 metros de altura, com acesso à torre através de um elevador panorâmico. Lá do alto, o visitante conta com uma fantástica vista panorâmica da cidade com quase 360º. A entrada é gratuita e as visitas acontecem de terça-feira a domingo.
MONUMENTO À PADROEIRA – Um dos maiores monumentos religiosos dedicados à Maria no Brasil e no Mundo, o Monumento à Nossa Senhora do Monte Serrat guarda os restos mortais do fundador da cidade, capitão Antônio Vieira Tavares. O local oferece aos visitantes um mirante com uma visão panorâmica do município.
MUSEU MUNICIPAL – Para conhecer um pouco mais da história e das tradições de Salto, o Museu Municipal ainda do lado de fora, já que está em um conjunto arquitetônico construído em 1903, que por muitos anos abrigou inúmeras atividades desenvolvida pela hoje Associação Italiana Giuseppe Verdi. Ao lado, está o Teatro Verdi, que recebe espetáculos e shows.
PARQUE DE LAVRAS – Ao lado do Monumento à Padroeira está o Parque das Lavras que oferece trilhas e paisagens naturais aos visitantes, além de um conjunto arquitetônico centenário. Margeado pelo rio Tietê, se tornou um espaço para promover a educação ambiental e o turismo ecológico. Entre os atrativos, destaca-se a nascente modelo, a praça do granito e o relógio do sol.
PARQUE DO LAGO – Embora não seja mais um espaço turístico, o Parque do Lago ainda é bastante visitado, sobretudo para os amantes de aves e da fotografia. O local se tornou um santuário da vida selvagem, com diversas aves. Além disso, conta com pista de caminhada e ciclovia para quem gosta de praticar atividades ao ar livre.
JARDIM TROPICAL – Reinaugurado em junho, o Complexo Turístico da Cachoeira passou por uma grande revitalização e agora oferece aos visitantes espaços para relaxar no Jardim Tropical; o Espaço Italiano, que homenageia os 150 anos da imigração italiana no Brasil; e a Calçada da Fama, retratando os grandes artistas saltenses.
ILHA DOS AMORES – Ainda no Complexo da Cachoeira, a Ilha dos Amores também passou por uma grande revitalização e recebeu um deck metálico que oferece uma vista privilegiada do Rio Tietê. O charme e o romantismo do local encantam os visitantes, que se tornou parada obrigatória para quem visita a cidade de Salto.
PLANETÁRIO – Previsto para inaugurar no segundo semestre de 2024, o Planetário está sendo construído próximo à Prefeitura de Salto. O espaço financiado pelo empresário Natale Dalla Vecchia e que será um importante equipamento educacional. Ele deve ser o segundo maior planetário do Brasil e será aberto para o público em geral e para pesquisadores.