O Centro de Gerenciamento de Emergência da Defesa Civil de São Paulo identificou condições que geram maior risco de incêndios em todo o estado, a partir desta sexta-feira (30).
Para a região de Sorocaba, onde estão as cidade de Salto, Itu e Porto Feliz, os dias de principais riscos são entre sexta (30) e domingo (1º), devido a combinação de fatores climáticos. A temperatura deve variar entre 13º e 29º, com a umidade relativa do ar abaixo de 25%, abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde, que é de 60%. Além disso, poderão ocorrer rajadas de ventos de até 55km/h.
O monitoramento da Defesa Civil funciona 24 horas por dia e utiliza algoritmos para monitorar o risco e a ocorrência de queimadas com base em dados como nível de chuva, umidade do ar e do solo, temperatura e velocidade do vento. Com o tempo seco e a baixa umidade do ar, medidas de prevenção estão sendo intensificadas.
Em casos de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil de São Paulo pelo número 199, a Polícia Militar no 190 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.