Salto conta atualmente com 11 Ecopontos fixos, além do Ecoponto Móvel que estaciona, mensalmente, em nove diferentes bairros mais afastados para atender toda a população. Em meio ao aumento dos casos de dengue e sabendo que o mosquito Aedes aegypti se prolifera na água parada, o descarte de resíduos nos Ecopontos cresceu neste início de ano. Segundo a CSO Ambiental, o Ecoponto Móvel está recebendo cerca de 70% a mais de resíduos neste início de ano se comparado ao mesmo período do ano passado, e nos Ecopontos fixos o aumento foi de 21%.
Os Ecopontos recebem diversos resíduos, entre papéis e plásticos em geral, metais como alumínio, cobre e inox, vidros como garrafas e copos, resíduos de podas de árvores, móveis, peças de madeira, colchões, óleo de cozinha e resíduos de construção como cerâmicas, tijolos, telhas, tubulações, fiação elétrica, etc.
Além desses materiais, quatro Ecopontos específicos também recebem descarte de pneus; são as unidades dos bairros São Pedro e São Paulo, São Gabriel, Salto Ville e do Jardim Planalto. O descarte nos Ecopontos é gratuito com funcionamento de segunda-feira a sábado, das 7h40 às 16h. Os endereços dos Ecopontos fixos e também a programação do Ecoponto móvel podem ser consultados no site da Prefeitura.