O Espaço Cultural Almeida Júnior, localizado na Rua Paula Souza, 664, Centro de Itu, sediará novamente, a partir do dia 22 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Cultura e do Patrimônio Histórico. Com essa mudança, o secretário da pasta, Marcello Airoldi, pretende tornar o espaço um lugar de frequência de artistas da cidade, munícipes e turistas e, assim, criar um corredor cultural no centro histórico de Itu, ligando as Ruas Paula Souza e dos Andradas com muitas atividades e intervenções artísticas.
Airoldi comentou que a parte do prédio que não foi restaurada pela administração anterior, encontrava-se danificada, com infiltração, cupins e mato. Para viabilizar a mudança, estão sendo feitas a limpeza, capina e reparos necessários no prédio.
Em breve o Espaço Cultural Almeida Júnior contará com aulas e exposições, atividades e pequenos espetáculos que serão apresentados no “quintal” que faz fundos com a Rua dos Andradas.
A médio prazo, o espaço deve ser transformado em uma oficina de artes com cursos e apresentações. Também estão previstas a recuperação do acervo da biblioteca, que funcionou no local, e sua reativação.
(Por Rick Caetano)