O Ministério da Saúde tornou gratuito a distribuição de mais dez medicamentos no Programa Farmácia Popular. Os medicamentos incluídos no programa são para tratar colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma e rinite.
Em Salto, 22 farmácias são credenciadas ao programa e oferecem os medicamentos de forma gratuita. As farmácias podem ser identificadas através do selo “Aqui tem Farmácia Popular”. Para retirar o medicamento gratuitamente o paciente precisa ir até a farmácia com um documento de identidade com foto e CPF, além da receita médica dentro do prazo de validade emitida por médico do SUS ou particular.
Os novos remédios que passaram a ser distribuídos gratuitamente são: sinvastatina 10mg, 20mg e 40mg, ambos para colesterol. Carbidopa 25mg + levodopa 250mg e cloridrato de benserazida 25mg + levodopa 100 mg, para doença de Parkinson. Maleato de timolol 2,5mg e 5mg para glaucoma e budesonida 32mcg e 50 mcg e diproprionato de beclomesatona 50mcg/dose para rinite.
A partir de agora 39 dos 41 medicamentos são oferecidos de forma totalmente gratuita pelo Programa Farmácia Popular. Entre eles estão medicamentos para asma, diabetes, hipertensão, entre outros.