Estão disponíveis mais de 3 mil bolsas de estudos gratuitas para mulheres para cursos na área de tecnologia. São 3 mil bolsas para iniciação em programação e outras 100 para a formação em análise de dados. As aulas serão 100% online e as inscrições devem ser feitas até sexta-feira (14).
O primeiro curso disponível é Análise de Dados: Meus Primeiros Passos em Python, que incluiu programação em Python, utilizando bibliotecas como Pandas e Numpy; conceitos de bancos relacionais e SQL, com ferramentas como DBeaver e SQLite; criação de gráficos e dashboards com matplotlib e Looker; e noções de machine learning e dicas para os próximos passos na carreira. Para este curso a inscrição deve ser feita no site.
O outro curso disponível é Front-End: Minha Primeira Página Web, que conta com estruturação de páginas web com HTML, aprendendo a criar cabeçalhos, parágrafos, menus, imagens e links; estilização de páginas com CSS, alterando textos, cores, fontes, tamanhos e organizando o layout; adicionando interatividade com JavaScript, criando funções para ações como notificações ao clicar em botões; e compreensão de lógica de programação, utilizando estruturas como o “If” e orientações para avançar na carreira. As interessadas em realizar esse curso devem se inscrever no site.
A oportunidade é voltada 100% para mulheres e é preciso ter 18 anos ou mais, ter concluído o Ensino Médio, possuir interesse em tecnologia e dados e também ter disponibilidade semanal de 4 horas remotas, em tempo real, e 10 horas remotas, a serem realizadas de acordo com a disponibilidade do aluno.
Os cursos possuem uma carga horária entre 15 e 20 horas, com videoaulas gravadas, exercícios de código, encontros para tirar dúvidas e para concluir o curso, um projeto final prático. Todas as participantes receberão um certificado de conclusão.
As bolsas de estudos são oferecidas pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), com a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Crédito (Contec). Todas as informações estão disponíveis no site: analisededadoslaboratoria.com.br.