Governo de SP proíbe uso de celulares nas escolas

Foi sancionada na sexta-feira (6), o Projeto de Lei 293/2024, da deputada Marina Helou (Rede), que proíbe o uso de celulares nas escolas, públicas e privadas, de São Paulo, a partir de 2025. A lei vale também para tablets, relógios inteligentes e aparelhos similares.A proibição vale não apenas no horário das aulas como também no intervalo entre as aulas, recreios e atividades extracurriculares.

São Paulo passa a ser o primeiro estado a restringir o uso dos aparelhos. A única permissão é para equipamentos de fins pedagógicos, no acesso a conteúdos digitais e ferramentas educacionais.

Antes, as escolas determinavam como funcionaria a limitação do acesso aos celulares. Agora as unidades de ensino seguirão um protocolo para o armazenamento dos celulares durante o período de permanência dos estudantes.

Um projeto similar também está sendo discutido na Câmara dos Deputados e pode proibir o uso dos aparelhos nas escolas de todo o país. O projeto foi aprovado em outubro pela Comissão de Educação e aguarda aprovação pelo plenário da Casa. A informação é da Agência Brasil.