Um vídeo de um homem flagrado abatendo um tatu à pedradas começou a circular nas redes sociais e causou revolta. O caso aconteceu na madrugada desta quarta-feira (12), por volta das 4h30, na Rua Orestes Faustino Bonini, Portal do Éden, em Itu.
Em determinado momento, o homem usa um cachorro para morder o animalzinho, que fica agonizando na calçada. Defensores da causa animal pedem que as autoridades tomem providências para que o homem seja identificado e responda pelo crime. Vale lembrar que, dependendo da espécie, pode ser que esteja ameaçado de extinção.
O que diz a lei sobre isso
Matar um tatu é crime ambiental, de acordo com o artigo 29 da Lei 9.605/98. A pena para este crime é de detenção de seis meses a um ano e multa.
Crime ambiental. A Lei ainda complementa: “Matar, perseguir, apanhar, utilizar ou transportar espécimes da fauna silvestre é crime ambiental”.
Importância da proteção do tatu
A caça de tatus é proibida no Brasil. Pesquisas mostram que o tatu é reservatório de inúmeras doenças, entre elas Hanseníase, Leishmaniose e Doença de Chagas.
(Por Rick Caetano)