As escolas particulares deverão reajustar o valor das mensalidades para o próximo ano. A previsão é de que os reajustes possam chegar até 15%, cerca de três vezes a inflação prevista pelo Banco Central para o ano de 2024, que é de 4,3%. Em média, as mensalidades de escolas particulares devem subir entre 8% e 10% no ano de 2025.
Alguns fatores influenciaram no reajuste, entre eles o reajuste salarial dos professores, contratação de novos profissionais para atender alunos que demandam cuidados especiais e o aumento das matrículas de alunos com diagnósticos voltados ao desenvolvimento da educação especial. Além disso, as instituições de ensino ainda estão se recuperando das perdas ocasionadas pela pandemia, quando houve redução no número de alunos e aumento da inadimplência e da concessão de descontos.
Segundo uma pesquisa feita pela Consultoria Meira Fernandes e divulgada na CNN, 33,3% do setor irá aumentar apenas 5% a 7% e 1,67% delas trabalharão com índice entre 1% e 4% para 2025. Outra pesquisa, realizada pelo Grupo Rabbit, consultoria especializada em instituições de ensino, o reajuste é similar ao aplicado para 2024, que foi de 9,2%.
Ainda segundo o levantamento do Grupo Rabbit, 7% das escolas em todo o país estavam com pelo menos 10% das receitas comprometidas com dívidas, o que prejudica investimentos.