O Ministério Público Eleitoral (MPE) pediu à Justiça Eleitoral a impugnação da candidatura de Herculano Passos (Republicanos) para a Prefeitura de Itu. O processo ainda não foi julgado pela Justiça Eleitoral.
Conforme o MPE, Herculano é alvo de uma ação que investiga superfaturamento na compra de cestas básicas e suspensão indevida de licitação quando era prefeito de Itu.
Segundo o promotor Christiano José Poltronieri de Campos, que assina a ação, o candidato praticou um ato de improbidade administrativa, citando a Lei da Ficha Limpa, o que causaria a inelegibilidade. Além de não participar do pleito em 2024, o MPE pede a suspensão dos direitos políticos de Herculano, além de multa e ressarcimento ao erário público.
Herculano se posiciona
Em nota, o candidato Herculano Passos falou em um temor da oposição à sua campanha e que confia na Justiça. “Todos em Itu sabem que a oposição se uniu com medo da força da minha candidatura. Por isso, tentarão de tudo, inclusive impugnar um candidato legítimo. Confio que a Justiça, em todas as suas instâncias, se posicionará em nosso favor. Em todas as eleições que disputei, saí vencedor, e nunca tive minha candidatura impedida pela Justiça. Do nosso lado, temos a força do povo.”