Na noite de segunda-feira (17), várias mulheres participaram da sessão plenária realizada na Câmara Municipal de Porto Feliz. O motivo da manifestação foi em defesa da vereadora Lu Caballero (União Brasil), que foi desrespeitada pelo vereador Pascoal Laturrague (MDB). Cartazes com as frases “Desrespeitar a mulher e o decoro parlamentar se resolve com ética e rigor da lei”, “Violência política contra a mulher é crime” e “Não se grita, não se intimida mulher em casa nenhuma” foram usados em defesa da parlamentar, que milita na causa animal.
O caso aconteceu na sessão plenária do dia 10 de março. Na ocasião, estava sendo discutido o requerimento nº 23/25, em que Lu Caballero pedia informações à Prefeitura sobre os atrasos nas cirurgias oftalmológicas de catarata. A parlamentar explicou que foi procurada por um munícipe que estava quase perdendo a visão devido ao impasse e à demora no procedimento cirúrgico.
Em sua justificativa, Pascoal defendeu a atual administração e afirmou que os problemas referentes à saúde estão sendo resolvidos e que ele é o vereador que mais fiscaliza a saúde. Durante sua fala, Lu Caballero o retrucou, pedindo que não fugisse do tema que estava sendo discutido. O vereador se exaltou e pediu respeito.
Irritado e aos gritos, Pascoal se exalta e diz “cacete”, justificando que não havia fugido do tema. O palavrão causou desconforto e revolta no público presente, que foi em defesa de Lu Caballero, por conta dela ser mulher, ter sido desrespeitada e o vereador ter gritado com ela.
“Falta de respeito. Essa é uma Câmara Legislativa. Que vergonha”, disparou uma munícipe. O mesmo fez um homem que estava presente na sessão: “Ela é mulher e merece respeito. Analise bem suas palavras”, disse ele. Um boletim de ocorrência foi registrado na delegacia de Porto Feliz.
(Por Rick Caetano)