O Museu Asas de um Sonho está de portas abertas e deve se tornar uma das principais atrações da região. Ele marca o início da transição das aeronaves que estavam no antigo Museu TAM, em São Carlos (SP), para a cidade de Itu, no Centro Cultural Fábrica São Pedro.
O destaque fica por conta da exposição “Santos Dumont – Pioneiro da Aviação” que pode ser visitada conforme o horário de funcionamento do espaço. A exposição conta com réplicas de aeronaves históricas, como o 14-Bis, o Demoiselle, outra criação de Santos Dumont, que voou pela primeira vez em 1907; o Blériot XI, de Louis Blériot, que foi a primeira aeronave a cruzar o Canal da Mancha; além do São Paulo, de Dimitri de Lavaud, que realizou o primeiro voo da América Latina em 1910, em Osasco.
A Fundação Santos Dumont disponibilizou algumas peças de seu acervo que estão à disposição dos visitantes do Museu Asas de um Sonho, como um chapéu Panamá, uma touca e luvas originais do aviador.
Através de uma linha do tempo com painéis nas paredes do museu, o visitante pode conhecer todo o esforço de Santos Dumont com seus experimentos com dirigíveis.
Segundo a coordenadoria do museu, a exposição deverá ficar até 2025 em Itu. Até lá, correrá a transferência de outras aeronaves que permanecem em São Carlos. A expectativa é de que todos os aviões sejam transferidos para Itu até 2026. Além disso, um espaço da antiga fábrica São Pedro está sendo adaptado para receber toda a exposição.
O museu é uma iniciativa do empresário Marcos Amaro, que administra o Centro Cultural São Pedro e que é filho do comandante Rolim, fundador da TAM e do museu.
O Centro Cultural São Pedro funciona de quarta a domingo, das 11 às 17h. Os ingressos para visitação custam a partir de R$ 10, com política de meia entrada e gratuidades.