A Fundação Energia e Saneamento, responsável pela administração do Museu da Energia de Itu, anunciou o fechamento temporário do espaço.
Museu da Energia de Itu passará por restauração das fachadas e conservação interna, viabilizada pelo ProAC 12/2024, com patrocínio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Estado de São Paulo, e realizada pelo Estúdio Sarasá e Instituto Sarasá. Em breve, será divulgada uma programação especial com ações formativas e palestras. Ainda não há uma data para a reabertura.
Além do Museu de Itu, o Museu de São Paulo também passará por restauração, mas reabrirá em abril com novos horários, programação cultural patrocinada pela CTG Brasil e um edital para novas ocupações culturais.Enquanto isso, as atividades continuam no Museu da Energia de Salesópolis, que conta com programação extensa de exposições e capacitações.
“Além de fortalecer a programação cultural e educativa e de promover a consolidação de patrocínios, o reposicionamento institucional busca intensificar a conexão da FES com as comunidades locais e prefeituras municipais, ampliando o impacto cultural e o retorno socioambiental das ações desenvolvidas e iniciando uma nova programação em todas as unidades. Na mesma direção, novos relacionamentos com a área acadêmica estão em construção”, explicou a fundação em nota à imprensa.