O que mudou nas contas de água em Salto?

Recentemente os contribuintes saltenses passaram a receber o novo modelo de conta de água, com um novo layout desenhado pelo Saae, após assumir a totalidade dos serviços de saneamento do município.

Porém, ainda surgem muitas dúvidas com relação ao pagamento das tarifas, em especial para aqueles que tinham o pagamento creditado no débito automático.

O Saae explica que é preciso procurar a autarquia e também a instituição bancária para atualizar os dados de pagamento da tarifa de água. Caso contrário, o contribuinte corre o risco de pagar à antiga empresa e, dessa forma, ficar em débito com a autarquia.

Para quem tem débito em contas antigas, é necessário se dirigir ao Saae para emitir uma nova guia para pagar, já com os dados bancários do Saae. “Quem pagar o passivo na conta cadastrada, vai cair na conta da concessionária. Se ele procurar o Saae, vamos emitir uma nova conta. Se ele pagar para a empresa, ele vai para a dívida ativa e pode vir a sofrer o corte. Isso porque em nosso banco de dados ele será considerado inadimplente”, explicou o superintendente do Saae, Gilmar Souza dos Santos.

Além disso, o Saae reinseriu no seu site, após adaptações, a nova Agência Virtual da autarquia, onde é possível solicitar a 2ª via da conta, relação de débitos, consulta de processos e protocolos e outros serviços.

Nesta semana, o Saae retomou a leitura mensal do consumo de água a partir da medição feita pelos hidrômetros das residências. Diferente da última conta de água, que foi calculada pela média de consumo dos últimos seis meses, essa próxima, com vencimento para julho, já será emitida de acordo com os números de consumo registrados nos hidrômetros dos imóveis.