A escultura Onça da Resiliência do artista Mestre Alvino, morador de Itu, foi instalada nessa semana no Salão Nobre do Palácio do Planalto, em Brasília. A obra passa a integrar o acervo da Presidência da República após ser selecionada pelo curador dos planaltos presidenciais.
Esculpida em madeira retirada do deslizamento de terra que devastou grande parte da cidade de São Sebastião (SP), em 2023, a figura da onça foi meticulosamente entalhada e simboliza não apenas a resiliência da natureza,mas também a determinação das comunidades locais que emergiram da tragédia.
“Essa obra carrega a força da nossa cultura e a história de um povo que, assim como a onça, resiste, se reinventa e segue em frente. Que ela inspire muitas pessoas e se torne um símbolo da resiliência do povo brasileiro, em especial do povo de São Sebastião, que nos ensina diariamente sobre superação e união”, falou o autor.
Trabalho
O atelier do artista funciona no Centro Cultural Fábrica São Pedro. O espaço abriga uma coleção de obras com temas que abordam a biodiversidade, sustentabilidade e o impacto social.