Uma operação da Receita Federal apreendeu nesta quinta-feira (13) cerca de R$ 6 milhões em bebidas que teriam sido importadas de forma clandestina.
A Operação Booze 2 foi realizada em dois pontos de distribuição e comércio na cidade de Sorocaba, e contou com a participação de 19 servidores da Receita Federal.
A primeira fase dessa operação foi realizada em abril de 2024, em diversas cidades da grande São Paulo, quando foram apreendidas cerca de 5 mil garrafas, com valor aproximado de R$ 3 milhões.
A Receita Federal alerta que a importação clandestina de bebidas prejudica o consumidor, pois as condições inadequadas de transporte e de armazenamento do produto interferem em sua qualidade. Além disso, não há garantia de legitimidade dos produtos, podendo ser adulterados ou falsificados, além de lesar a economia brasileira. Muitas vezes esse tipo de importação é realizado por organizações criminosas, envolvendo diversos outros crimes, como latrocínio, utilização de veículo roubados ou furtados, roubo de cargas, entre outros.