Uma pesquisa encomendada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) apresentou os valores venais dos veículos que servirão de base para o lançamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em 2025.
O levantamento da Fipe é referente a 13.087 modelos e versões de veículos de todas as marcas. A pesquisa é baseada nos preços de venda praticados no varejo em setembro de 2024. Quando comparado ao mesmo período de 2023, os valores de mercado apresentam queda nominal média de 0,57%.
O levantamento também apontou os maiores e os menores valores do IPVA para os veículos registrados no Estado de São Paulo. O veículo com o maior valor de IPVA é um Porsche 918 Spyder, fabricado em 2015, com valor de mercado de R$ 13.556.900,00. O valor do IPVA desse automóvel é de R$ 542.276,00.
A pesquisa ainda aponta os maiores valores por tipos de veículos. Para carros utilitários o maior valor de IPVA é de um Rolls-Royce Cullinan, cujo imposto é de R$ 241.423,44. Entre os caminhões, o IPVA mais caro é de um M.Benz/Eatego 1419 4P (R$ 23.738,00); e entre as motos, é de uma Ducati Panigale V4 R (R$ 11.031,02).
O menor valor de IPVA pertence a uma moto Wuyang WY 125 ESD Plus, fabricada em 2005, com valor de mercado de R$ 1.014,00. O valor do IPVA desse veículo é de R$ 20,28. Entre os carros, o menor valor de IPVA é de um Fercar Naja One, 2005, avaliado em R$ 5.882,00. O imposto é de R$ 235,28.
Entre os utilitários, o menor valor de IPVA é de R$ 133,04, de uma caminhonete Effa/Hafei Ruiyi Pickup, avaliada em R$ 6.652. Já entre os caminhões, o menor valor é de R$ 347,52, de um Astra H8D Cifa K35L XZ.
O levantamento da Fipe é referente a 13.087 modelos e versões de veículos de todas as marcas. A pesquisa é baseada nos preços de venda praticados no varejo em setembro de 2024. Quando comparado ao mesmo período de 2023, os valores de mercado apresentam queda nominal média de 0,57%.
As alíquotas do imposto para veículos particulares novos e usados permanecem as mesmas: 4% para carros de passeio; 2% para motocicletas e similares, caminhonetes cabine simples, microônibus, ônibus e maquinário pesado; além de 1,5% para caminhões e 1% para os veículos de locadoras, registrados em São Paulo.
A arrecadação esperada é de R$ 30,4 bilhões com o IPVA 2025. Deste total, descontadas as destinações constitucionais (como o Fundeb), o valor restante é repartido metade para os municípios de registro dos veículos, que devem corresponder ao local de domicílio ou residência dos respectivos proprietários, e a outra metade para o Estado.
A novidade para 2025 é o incentivo a utilização de veículos com fonte alternativa e renovável de energia de maneira a reduzir a emissão de poluentes e contribuir para a melhoria do meio ambiente.
Frota de veículos
A frota total no Estado de São Paulo é de aproximadamente 29,4 milhões de veículos. Desses, 19 milhões estão sujeitos ao recolhimento do IPVA e 9,4 milhões estão isentos por terem mais de 20 anos de fabricação. Cerca de 950 mil veículos são considerados isentos, imunes ou dispensados do pagamento (como taxistas, pessoas com deficiência, igrejas, entidades sem fins lucrativos, veículos oficiais e ônibus/microônibus urbanos).