O número de mulheres que sofreu algum tipo de violência doméstica em todo o Brasil foi de 258.941 em 2023, o que representa um aumento de 9,8% em comparação com 2022. Os dados são do Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgados pela Secretaria de Segurança Pública. Em Porto Feliz, os casos vêm aumentando, colocando em alerta as autoridades do município.
Casos
Na tarde de sexta-feira (16), um homem matou a ex-mulher a tiros e em seguida tirou sua vida em Porto Feliz. O caso aconteceu na avenida Monsenhor Secler, na Vila América. Contra o indivíduo já havia uma medida protetiva.
Na manhã de quarta-feira (14), no mesmo bairro, um homem de 53 anos tentou matar a ex-mulher de 46 anos a facadas. Ele não aceitava o fim do relacionamento. Os animais também foram esfaqueados. A filha da vítima conseguiu pedir socorro para vizinhos. A mulher foi levada para o hospital com ferimentos, mas não corre o risco de perder a vida. O indivíduo se trancou na residência e ateou fogo: ele morreu carbonizado.
No dia 22 de fevereiro, um homem matou a esposa, a enteada e em seguida ateou fogo na residência em que eles moravam na Vila Angélica. A investigação feita pela Polícia Civil apontou que o incêndio que matou os três foi criminal. Na época, o indivíduo foi enterrado como indigente, após ficar seis dias no Instituto Médico Legal (IML), prazo máximo de reconhecimento do corpo. Nenhum familiar do homem se prontificou a identificá-lo, visto que ele era natural de Alagoas.
(Por Rick Caetano)