O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) abriu o cadastro para pessoas interessadas em serem mesários nas eleições municipais de outubro.
Para se candidatar ao voluntariado é preciso ter mais de 18 anos e estar em situação regular com a Justiça Eleitoral. O cadastro deve ser feito no site do TRE (www.tre-sp.jus.br) e preencher um formulário. Também é possível fazer o cadastro pelo aplicativo e-Título, ou no cartório eleitoral em que o eleitor está inscrito.
Não podem participar parentes de candidatos, membros de diretórios de partidos políticos, entre outros. As regras para participação podem ser consultadas no site do Tribunal.
Quem participar das eleições ganham dois dias de folga para cada dia trabalhado e outros dois por dia de treinamento oficial para serem utilizados no emprego público ou privado, conforme acerto com o empregador. A Justiça Eleitoral também fornece auxílio-alimentação no valor de R$60,00 para o dia da votação.
Além disso, quem contribuir com o processo eleitoral tem preferência no desempate em concursos públicos, desde que haja previsão no edital; e, no caso dos estudantes universitários, podem utilizar as horas trabalhadas como atividades complementares.