As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram realizadas nos últimos domingos (3 e 10) e, alguns dos estudantes que faltaram na prova, terão direito a solicitar a reaplicação. A solicitação pode ser feita por estudantes que perderam a prova por motivos já definidos anteriormente, como certas doenças ou por problemas logísticos.
Os pedidos devem ser feitos através do site entre segunda (11) e sexta-feira (15). As solicitações e a documentação apresentada serão analisadas, individualmente, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Motivos de reaplicação
Conforme divulgado no Edital do Enem 2024, poderão solicitar a reaplicação da prova os participantes com as seguintes doenças: tuberculose, coqueluche, covid-19, sarampo, difteria, doença invasiva por Haemophilusinfluenzae, doença meningocócica e outras meningites, varíola, varíola dos macacos (monkeypox), influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, varicela e rubéola.
Além disso, problemas logísticos como desastres naturais, comprometimento da infraestrutura do local, falta de energia elétrica no local de prova e erro de execução de procedimento de aplicação que cause comprovado prejuízo ao participante também são motivos para que a reaplicação da prova seja solicitada.
Como solicitar
O participante deverá solicitar a reaplicação da prova correspondente somente ao dia em que faltou e que tenha justificativa e, para realizar o procedimento deverá enviar um documento legível, em língua portuguesa, que comprove a condição que motivou a solicitação de reaplicação. Somente o pedido não garante a reaplicação da prova, é necessário que o Inep aprove a solicitação.
Em caso de problemas de saúde é necessário incluir o atestado médico com assinatura e identificação do profissional de saúde, além da classificação internacional de doença (CID) de uma das doenças previstas no edital.
A reaplicação das provas será nos dias 10 e 11 de dezembro e contará também com 180 questões objetivas, além da redação, que terá um tema diferente para garantir igualdade aos candidatos.