Um levantamento realizado pela consultoria Urban Systems, divulgado na quarta-feira (11), apontou as cidades de Salto, Itu e Indaiatuba entre as melhores cidades para se fazer negócios no Brasil. Salto se destacou no setor do Comércio, Itu na Indústria e Indaiatuba na Saúde e Mercado Imobiliário.
Salto foi a 23ª melhor cidade do Brasil para fazer negócios no setor de Comércio. Para a avaliação desse setor, foram considerados indicadores como o percentual de empregos no setor com rendimento mensal dos trabalhadores, a quantidade de estabelecimentos, e a variação relativo ao número de empregos.
Já Itu foi a 47ª no ranking das melhores indústrias. Entre os indicadores analisados no setor, estão os empregos gerados, média salarial, quantidade de indústrias, exportações, e proximidade de rodovias, portos e aeroportos.
Salto e Itu também se destacam no ranking das melhores cidades para negócios no setor da Saúde. As duas cidades estão entre as 20 melhores do país. Entre os indicadores avaliados estão o investimento público em saúde por habitante, total de leitos privados para internação, número de médicos, enfermeiros e obstetras na cidade.
Indaiatuba se destacou como uma das melhores cidades para negócios no setor de Serviços. A cidade foi a 29ª colocada no ranking. A quantidade de empregos no setor, renda do trabalhador, qualificação profissional e a quantidade de estabelecimentos de serviços foram os fatores considerados pela elaboração do ranking.
O estudo é calculado a partir de um Índice de Qualidade Mercadológica (IQM), que aponta quais municípios oferecem melhores condições para as empresas. Foram avaliadas 319 cidades de todo o país com pelo menos 100 mil habitantes.
O estudo
O Ranking “Melhores cidades para fazer negócios” (MCN) é um estudo produzido anualmente desde 2014 pela Urban Systemspara a Revista Exame. Com o objetivo de classificar as melhores cidades potenciais para investimentos, foi consolidado como uma referência para investidores de diversos setores pois proporciona uma visão dos novos vetores de desenvolvimento do Brasil por cidade, estado e região.
As cidades da região na avaliação por setor:
Agropecuária
Nenhuma das cidades figurou entre as 100 melhores
Comércio
Salto – 23ª
Indaiatuba – 35ª
Itu – Fora dos 100 melhores
Educação
Nenhuma das cidades figurou entre as 100 melhores
Indústria
Itu – 47ª
Indaiatuba – 92ª
Salto – Fora dos 100 melhores
Mercado Imobiliário
Indaiatuba – 46ª
Itu – 58ª
Salto – Fora dos 100 melhores
Saúde
Itu – 14ª
Salto – 18ª
Indaiatuba – 67ª
Serviços
Indaiatuba – 29ª
Itu – 43ª
Salto – Fora dos 100 melhores