Universidade de Indaiatuba inaugura instituto de pesquisas farmacêuticas

A InovaEduK, empresa responsável pela gestão da pesquisa e da inovação nos Centros Universitários UniFAJ e UniMAX, inaugurou no início de outubro o Instituto de Pesquisas Clínicas e Translacionais de Indaiatuba

O instituto será responsável pela gestão de estudos clínicos, direcionado principalmente à indústria farmacêutica, que envolve desde a documentação, monitoramento do protocolo e procedimentos estabelecidos para o estudo, garantindo a qualidade de cada processo.

O lançamento ocorreu durante a realização do 1º Simpósio de Atualizações em Pesquisa Clínica, que contou com a participação de especialistas que debateram sobre os avanços e desafios do setor no Brasil.

“Este é um momento inovador, uma oportunidade para abrir novas portas e promover o contato com indústrias farmacêuticas, pesquisadores e outros centros de pesquisa. Agora, seguimos criando uma rede de apoio e impulso à pesquisa e inovação. O que fizemos foi iniciar um plantio que dará muitos frutos daqui em diante”, ressaltou o médico, gestor do curso de Medicina da UniFAJ e presidente do IPCTI, professor Dr. André Pinto.

O simpósio

O simpósio que marcou o lançamento do IPCTI contou com a presença de profissionais renomados e debates enriquecedores sobre o cenário atual da pesquisa clínica no país, entre eles Marcelo Morales, que foi Secretário de Pesquisa e Formação Científica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e é membro da Academia Brasileira de Ciências, da Academia Nacional de Medicina e da Academia Nacional de Farmácia.

Estiveram presentes ainda no Simpósio o farmacêutico Dr. Paulo Fernandes, membro da Aliança Pesquisa Clínica e consultor em desenvolvimento clínico; Gabriela Faustino, doutora em Ciências, co-fundadora da Polo Trial e representante da Comissão do Centro de Pesquisa Clínica da Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica (SBPPC); e a Dra. GreyceLousana, que é bióloga e médica-veterinária, fundadora e presidente executiva da Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica (SBPPC) e diretora presidente da vitare Pesquisa Clínica.

O simpósio contou ainda com a presença do Dr. Nuno Sousa, professor da Universidade do Minho de Portugal, diretor-presidente da Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica de Portugal e membro do Conselho Consultivo dos cursos de Medicina da UniFAJ e da UniMAX.