A sessão plenária realizada na segunda-feira (10), na Câmara Municipal de Porto Feliz, precisou ser interrompida após um desentendimento que envolveu palavras de baixo calão. No uso da tribuna livre, Pascoal Laturrague (MDB rebateu a vereadora Lu Caballero (União Brasil) sobre o requerimento nº 23/25, no qual ela solicita informações à Prefeitura sobre os atrasos nas cirurgias oftalmológicas de catarata.
A parlamentar explicou que foi procurada por um munícipe que está quase perdendo a visão devido à demora no procedimento cirúrgico. Em sua defesa, Pascoal apoiou a atual administração e afirmou que os problemas relacionados à saúde estão sendo resolvidos, destacando ser o vereador que mais fiscaliza a área da saúde.
Durante sua fala, Lu Caballero pediu que Pascoal mantivesse o foco no tema em discussão. O vereador se exaltou e pediu respeito. Ao perceber que os ânimos estavam alterados, a presidente da Câmara, Pastora Roselene, interrompeu a sessão por cinco minutos.
Após o retorno dos trabalhos, Pascoal voltou à tribuna e afirmou que merecia respeito das demais autoridades. Quando percebeu que o vereador estava novamente desviando do tema, Lu Caballero pediu questão de ordem e informou à presidência. Irritado e gritando, Pascoal exclamou “cacete”, justificando que não havia fugido do assunto.
O palavrão causou desconforto e revolta no público presente, que se manifestou em defesa de Lu Caballero, especialmente por ela ser mulher e ter sido desrespeitada com gritos. “Falta de respeito. Esta é uma Câmara Legislativa. Que vergonha”, disparou uma munícipe. Um homem também se posicionou: “Ela é mulher e merece respeito. Analise bem suas palavras”, disse ele.
Devido à situação, a sessão precisou ser interrompida novamente. Mais tarde, no uso da tribuna, Pascoal pediu desculpas a Lu Caballero, afirmando que sempre se deram bem. No entanto, enquanto ele falava, a vereadora deixou o plenário e não aceitou as desculpas. A atitude do vereador foi considerada uma quebra de decoro parlamentar.
(Por Rick Caetano)