Após quatro anos sendo revitalizado, o Complexo da Cachoeira em Salto foi inaugurado no sábado (29) com uma série de novidades para os visitantes. Além de poder disfrutar de um espaço em meio à natureza no Centro da cidade, o visitante pôde voltar a apreciar a tão famosa vista da cachoeira do Rio Tietê.
Logo na entrada da Praça Archimedes Lammoglia, o visitante encontra a Calçada da Fama, que homenageia grandes artistas da cidade e já conta com as placas de Anselmo Duarte e J. Silvestre. Ainda no espaço do Jardim Tropical, foi criado o Espaço Italiano, que homenageia os 150 anos da imigração italiana no Brasil. O destaque nesse espaço é um banco que representam os operários e certamente será um espaço em que todos irão querer uma foto.
A Ilha dos Amores também foi reaberta, com uma nova decoração e um deck metálico que oferece uma vista única da cascata símbolo da cidade.
Mais a frente, sobre o Memorial do Rio Tietê, foi criado o Espaço do Artesão e Cafeteria, no qual os visitantes podem encontrar uma grande variedade de produtos artesanais e gastronômicos.
Para chegar ao Caminho das Esculturas, o turista passa pela centenária Ponte Pênsil, que também foi restaurada. E, passando pelo acesso à Ilha da Usina, os visitantes encontram uma das principais atrações da revitalização que é o Espaço Japonês. Com um jardim característico da cultura oriental e um Memorial em homenagem a imigração japonesa ao Brasil, podem ser vistos fotos e objetos que retratam a comunidade japonesa e sua história.